Refazer-se: ser migrante em tempos de pandemia

Autores

  • Darci Donizetti da Silva PUC-SP - NEPIM

Palavras-chave:

identidade, pandemia, história de vida, metamorfose, migrante

Resumo

Este artigo aborda a identidade a partir da imersão num contexto de pandemia. Inicialmente, apresenta o referencial teórico tomado da teoria da identidade desenvolvida por Ciampa (1987), com ênfase no sintagma identidade-metamorfose-emancipação. A partir da história de vida narrada por uma migrante, podemos ver como a pandemia é capaz de acelerar as metamorfoses pelas quais passam os indivíduos, transformando a entrevistada, de “migrante menina inocente”, que havia vindo do interior do Brasil, em “migrante mulher fortalecida”.

Biografia do Autor

Darci Donizetti da Silva, PUC-SP - NEPIM

Padre diocesano, mestre em Ciências da Religião e doutor em Psicologia Social pela PUC-SP. Trabalhou como missionário junto às comunidades católicas brasileiras nos EUA, na região da Nova Inglaterra, estado de Massachusetts. Atualmente é membro do Núcleo de Estudos em Psicologia Social da PUC-SP (NEPIM).

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Silva, D. D. da. (2021). Refazer-se: ser migrante em tempos de pandemia. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, 1(92). Recuperado de https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/1018

Edição

Seção

Apresentação