Homens judeus e relações de gênero na cidade de São Paulo

Autores

  • Ethel V. Kosminsky UNESP

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i75.110

Palavras-chave:

imigrantes e descendentes judeus, relações de gênero, cidade de São Paulo

Resumo

Neste trabalho, pretendemos discutir as relações de gênero, mostrando o lado daquele que é visto como “dominante”, isto é, o ponto de vista masculino. Pretendemos mostrar que o masculino não é único. Os homens e o masculino não constituem um grupo homogêneo, como se depreende das relações dos homens entre si, e das relações entre os homens e as mulheres. O nosso objetivo é, dentro dessa perspectiva, discutir as relações de gênero de entrevistados judeus, imigrantes e seus descendentes, residentes na cidade de São Paulo. Com essa finalidade, utilizando a técnica da “bola de neve”, coletamos entrevistas em profundidade com homens judeus de três faixas etárias, ocupando diferentes posições sociais e também de origens diversas no ano de 2004. A análise das entrevistas com mulheres judias será relacionada com as dos homens, buscando estabelecer comparações, diferenças e semelhanças. Muito embora esta seja uma pesquisa qualitativa, os seus resultados serão comparados com os resultados da análise demográfica referente a determinados padrões de comportamento encontrados no país.

Biografia do Autor

Ethel V. Kosminsky, UNESP

Professora Livre-Docente de Sociologia do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista-UNESP - Campus de Marília (Aposentada). Professora adjunta de Sociologia do Queens College/CUNY (2008-2013).

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

Kosminsky, E. V. (2014). Homens judeus e relações de gênero na cidade de São Paulo. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (75), 25–62. https://doi.org/10.48213/travessia.i75.110

Edição

Seção

Artigos