The Development and Practices of Social Capital Resources among Brazilian Students in Dublin

Autores

  • Nivelton Alves de Farias

Palavras-chave:

Migração Estudantil Brasileira, Irlanda, Recursos de Capital Social, Introjeções de Valor, Solidariedade Limitada, Transações de Reciprocidade, Confiança Executável

Resumo

O artigo explora o desenvolvimento e as práticas de recursos de capital social entre estudantes brasileiros em Dublin, usando o conceito de capital social como estrutura de análise. O artigo baseia-se no quadro teórico do capital social desenvolvido por Portes e Sensenbrenner (1993), que ajuda a explicar quatro fontes de capital social, nomeadamente: introjeções de valor, solidariedade limitada, transações de reciprocidade e confiança executória. As evidências apresentadas a seguir emergem de treze entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes brasileiros residentes em Dublin. Este estudo qualitativo utilizou uma metodologia de estudo de caso (Yin, 2009). Vários temas relacionados com introjeções de valor, solidariedade limitada, transações de reciprocidade e confiança obrigatória emergiram dos dados. Estes temas não variaram por género ou idade, no entanto, eram mais prováveis de ocorrer ao nível do agregado familiar do que ao nível da comunidade. As transações de reciprocidade e a solidariedade limitada variaram de acordo com os laços sociais, o nível de inglês e o tempo de permanência. No entanto, havia poucas evidências para apoiar a ideia de que as introjeções de valor e a confiança aplicável variavam de acordo com os laços sociais ou o tempo de permanência. Este artigo oferece contribuições empíricas e teóricas originais para o campo dos estudos de capital social no contexto da migração internacional de estudantes.

Downloads

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Alves de Farias, N. (2024). The Development and Practices of Social Capital Resources among Brazilian Students in Dublin. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, 1(99). Recuperado de https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/1208

Edição

Seção

Artigos