Feios, sujos e muito, muito malvados

Migrantes italianos e latinos entre as sombras de Hollywood - breve introdução

Autores

  • Maurizio Russo USP

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i71.152

Palavras-chave:

italianos, latinos, Hollywood

Resumo

É possível analisar, numa perspectiva diacrônica, a evolução do imaginário fílmico sobre as migrações. Existe um cinema militante (sobretudo nas últimas três/quatro décadas) que é fruto do trabalho e da reflexão de diretores ou grupos de pesquisa (produção de documentários, por exemplo) preocupados com o fenômeno migratório. Mas existe no cinema hollywoodiano clássico, aquele cinema hegemônico que inunda as salas do mundo inteiro, uma forma estereotipada de ver os migrantes. Esta produção de estereótipos condiciona a própria história do cinema e a evolução cinematográfica do século XX e XXI. Quais são as imagens, os estereótipos, as banalizações com as quais foi arquivada a figura do migrante no cinema hollywoodiano? Neste artigo traçamos uma breve introdução sobre a visão de italianos e latinos no cinema dos Estados Unidos, enfatizando o nascimento dos estereótipos sobre os migrantes.

Biografia do Autor

Maurizio Russo, USP

Doutor em História contemporânea pela Université de Nancy 2 (France); membro do Diversitas/USP.

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Como Citar

Russo, M. (2012). Feios, sujos e muito, muito malvados: Migrantes italianos e latinos entre as sombras de Hollywood - breve introdução. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (71), 7–32. https://doi.org/10.48213/travessia.i71.152

Edição

Seção

Artigos