Imigração haitiana e a relação com comunicação, consumo e trabalho

Autores

  • Cristóvão Domingos de Almeida Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i80.284

Palavras-chave:

comunicação, consumo, trabalho, migração, haitianos

Resumo

O artigo tem como objetivo debater comunicação, consumo, trabalho enquanto processo de mediação dos imigrantes haitianos em São Paulo e compreender de que forma os haitianos se articulam para superar as desvalorizações, a precarização e a informalidade, uma vez que muitos deles têm qualificações, mas desenvolvem atividades laborais aquém das suas formações profissionais. Com base em observação e entrevista em profundidade com os haitianos é possível constatar que eles mantêm as expectativas de acesso ao mundo do trabalho e o desejo de melhorar as condições de vida, sendo que para isso mobilizam-se em redes migratórias. Evidenciamos que os usos e as articulações, através da comunicação face a face e das plataformas digitais, ajudam a superar as situações de desvalorização da força vital do trabalho, garantindo a permanência, fortalecendo as lutas e melhorando as condições de vida.

Biografia do Autor

Cristóvão Domingos de Almeida, Universidade Federal do Pampa

* Pós-doutor em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM), doutor em Comunicação e Informação (UFRGS), mestre em Educação (Unisinos) e graduado em Relações Públicas (Puc - Campinas). É professor da Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Como Citar

Almeida, C. D. de. (2017). Imigração haitiana e a relação com comunicação, consumo e trabalho. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (80), 105–122. https://doi.org/10.48213/travessia.i80.284

Edição

Seção

Artigos