CNIg - Conselho Nacional de Imigração e imigração haitiana

cinco anos depois

Autores

  • Paulo Sérgio de Almeida Conselho Nacional de Imigração - CNIg
  • Kassoum Diémé UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i80.286

Resumo

Embora criado pela Lei 6.815 de agosto de 1980, uma lei muito criticada por pesquisadores, migrantes e por representantes de diversas instituições que trabalham com o tema das migrações, o CNIg - Conselho Nacional de Imigração, instituído no período de ditadura militar (1964-1984), se democratizou tanto na sua composição como nas suas ações. Estas envolvem a participação de diversas instituições e da sociedade civil. A partir de 2000, o CNIg vem ampliando as formas mais adequadas de tratamento da questão migratória, especialmente no que tange ao trabalhador migrante. Este Conselho teve e continua tendo um papel fundamental na imigração haitiana no Brasil, que iniciou no começo de 2010. O que torna sua atuação nesta imigração incontornável para entendêla. Quem fez a honra de falar a respeito, depois de cinco anos do fenômeno, é o próprio Presidente do CNIg, Paulo Sérgio de Almeida. Com dez anos na instituição e oito na sua presidência, ele se pronuncia sobre sua relação com o tema, sobre a forma como o CNIg lidou com a imigração haitiana, seus desafios e das perspectivas de trabalho do Conselho. Esta entrevista mostra o olhar do poder público sobre uma migração que chamou a atenção do Brasil nos últimos anos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio de Almeida, Conselho Nacional de Imigração - CNIg

Secretário de Inspeção do Trabalho e Presidente do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) no período de 2007 - 2016.

Kassoum Diémé, UNICAMP

Mestre em Sociologia pela UNICAMP. Realizou esta entrevista em 21 de janeiro de 2015 na Esplanada dos Ministérios, Brasília-DF.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Como Citar

Almeida, P. S. de, & Diémé, K. . (2017). CNIg - Conselho Nacional de Imigração e imigração haitiana: cinco anos depois. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (80), 123–130. https://doi.org/10.48213/travessia.i80.286

Edição

Seção

Artigos