Mulheres em movimento

registrando memórias migrantes

Autores

  • Tatiana Chang Waldman Universidade de São Paulo
  • Maria Angélica Beghini Morales Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i78.360

Palavras-chave:

mulheres migrantes, São Paulo- Brasil, História oral

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar o Projeto de História Oral do Museu da Imigração intitulado “Mulheres em movimento: migração e mobilização feminina no estado de São Paulo”, que teve início em julho de 2015. Desde então já foram realizadas entrevistas com oito mulheres migrantes, todas residentes na cidade de São Paulo, de diferentes idades, origens (até o momento entrevistamos mulheres de países da América do Sul, como Bolívia, Chile e Peru), e com trabalhos e projetos em diversas áreas de atuação. O projeto foi elaborado a partir da observação de uma crescente mobilização e conquista de espaços, especialmente nos últimos anos, por parte das mulheres migrantes na cidade de São Paulo. A proposta é refletir sobre o processo migratório e a experiência da mobilidade da perspectiva feminina e de gênero.

Biografia do Autor

Tatiana Chang Waldman, Universidade de São Paulo

Doutora em Direito (área de concentração: Direitos Humanos). É pesquisadora do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

 

Maria Angélica Beghini Morales, Universidade de São Paulo

Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É pesquisadora do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-06-28

Como Citar

Waldman, T. C., & Morales, M. A. B. (2016). Mulheres em movimento: registrando memórias migrantes. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (78), 65–78. https://doi.org/10.48213/travessia.i78.360

Edição

Seção

Artigos