Os processos de reterritorialização dos imigrantes haitianos na região de Londrina-PR e sua interface com duas religiões

Autores

  • Daniele Soares Sana UEL
  • Fábio Lanza UEL
  • Julia Ramalho Rodrigues UEL
  • Líria Maria Bettiol Lanza UEL
  • Mario Venerando Alves UEL

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i82.376

Palavras-chave:

Fluxos migratórios, . Processos de reterritorialização, Religião

Resumo

Considerando a intensificação do fluxo migratório haitiano para o Brasil em 2010, o presente artigo problematiza os processos de reterritorialização a partir das interfaces com o trânsito religioso e os vínculos com organizações ou instituições religiosas nos processos de integração e consolidação de redes de apoio e solidariedade. A investigação constituiuse de levantamento bibliográfico acerca da temática, pesquisa de campo com observação e entrevistas com sujeitos haitianos na região de Londrina-PR entre 2015 e 2017. A imigração é um processo social do mundo contemporâneo, e o Brasil está inserido nesse cenário como um país de recepção de imigrantes no século XXI. Tendo como opção teórica as contribuições do geógrafo Milton Santos, compreende-se que o imigrante, ao se deparar com um território desconhecido, submete-se a um processo de reterritorialização, projetando sua inserção nesse novo território. No contexto dos imigrantes há um trânsito religioso motivado pelo processo de mudança e pelo novo cotidiano, que vivem no país receptor a partir de suas características que contribuem para a reterritorialização. Tal aspecto se torna fundamental para os diferentes grupos migratórios e pode ser identificado como uma das principais estratégias de inserção e resistência de sua identidade cultural, tendo em vista a constituição de relações pessoais dentro de organizações e instituições religiosas locais. As fontes orais indicam a organização dos imigrantes em três igrejas do campo pentecostal exclusivamente para este grupo; também indicam que o Estado brasileiro não tem sido pleno provedor de políticas públicas para os imigrantes, em consequência, as instituições confessionais, sobretudo a Rede Caritas e a Pastoral do Migrante da Igreja Católica, têm sido as principais responsáveis, junto aos imigrantes haitianos no norte do Paraná, pelo processo de acolhimento, regularização da documentação, concessão de bens materiais de necessidades básicas, bem como pela disseminação de informações acerca do acesso aos bens e serviços sociais.

Biografia do Autor

Daniele Soares Sana, UEL

Assistente social residente do Programa de Residência Multiprofissional Saúde da Família (UEL). Ex-bolsista extensionista do Projeto de Extensão Migrar com Direitos (Universidade Sem Fronteiras - Universidade Estadual de Londrina).  

Fábio Lanza, UEL

Doutor em Ciências Sociais e docente do Departamento de Ciências Sociais (UEL). Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR - UEL).

 

Julia Ramalho Rodrigues, UEL

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social, a nível de mestrado (UEL). Ex-bolsista profissional recém-formada do Projeto de Extensão Migrar com Direitos (USF - UEL).

Líria Maria Bettiol Lanza, UEL

Doutora em Serviço Social. Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social (UEL). Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq “Serviço Social e Saúde: formação e exercício profissional”

Mario Venerando Alves, UEL

Assistente Social da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto. Ex-bolsista profissional recém-formado do Projeto de Extensão Migrar com direitos (USF - UEL).

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Sana, D. S., Lanza, F., Rodrigues, J. R., Lanza, L. M. B., & Alves, M. V. (2018). Os processos de reterritorialização dos imigrantes haitianos na região de Londrina-PR e sua interface com duas religiões. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (82), 187–204. https://doi.org/10.48213/travessia.i82.376

Edição

Seção

Artigos