Educación, pueblos indígenas y migrantes: reflexiones desde México, Brasil, Bolívia, Argentina y Espanã

Gabriela Novaro, Ana Padawer, Ana Carolina Hecht (Coord.) Buenos Aires, Editorial Biblos, 2015, 396 P.

Autores

  • Sidnei Marco Dornelas

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i82.380

Resumo

Este livro reúne textos que expõem trabalhos de pesquisa que tratam de duas realidades humanas diferentes, vistas separadamente, mas que também se cruzam e possuem características comuns: os indígenas e os migrantes. Os textos são o resultado do intercâmbio entre pesquisadores em antropologia e educação, de países como o Brasil, a Argentina, a Bolívia, o México e a Espanha. Além da preocupação com o âmbito da ação escolar e educacional, e sua significação político-institucional, também aborda problemáticas de ordem étnica e cultural. Sua preocupação comum é a articulação de olhares sobre os povos indígenas e os migrantes, na medida em que ambos são “populações em movimento”. São textos com uma opção clara, ao defenderem que a escola pode dialogar com a realidade de deslocamento e diversidade cultural, de indígenas e migrantes, e enfocarem as manifestações de seu protagonismo, seja como povos indígenas, seja como migrantes. Como Elsie Rockwell discorre na introdução ao livro, o tema da diversidade e dos contatos culturais, em relação aos grupos estudados (indígenas e migrantes), atravessa todos os textos, e leva à discussão em torno de um leque amplo de questões e paradoxos, envolvendo a escola e essas populações atendidas. [...]

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Dornelas, S. M. (2018). Educación, pueblos indígenas y migrantes: reflexiones desde México, Brasil, Bolívia, Argentina y Espanã: Gabriela Novaro, Ana Padawer, Ana Carolina Hecht (Coord.) Buenos Aires, Editorial Biblos, 2015, 396 P . TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (82), 221–224. https://doi.org/10.48213/travessia.i82.380

Edição

Seção

Resenha