Desafios para o reconhecimento dos refugiados ambientais no Sistema de Proteção Internacional

Autores

  • Kamilla Jungo Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i79.57

Palavras-chave:

refugiado ambiental, mudanças climáticas, direito internacional

Resumo

O presente artigo visa analisar os desafios para o reconhecimento dos refugiados ambientais no sistema de proteção internacional. A necessidade desse reconhecimento se justifica, pois, ainda hoje, os migrantes por razões ambientais se encontram sem lei específica, instituição ou agência responsável por sua assistência ou proteção. Até então, a única proteção que a pessoa deslocada por mudanças climáticas possui é decorrência do Direito Internacional dos Direitos Humanos, o qual, porém, não atende suas necessidades especiais. Este artigo pretende estudar como a crise ambiental deve ser levada em consideração para esta nova classificação de refugiados e/ou deslocados e como essas pessoas que foram obrigadas a abandonar suas terras de origem, temporária ou definitivamente, serão protegidas no âmbito internacional.

 

Biografia do Autor

Kamilla Jungo, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

Pós-Graduanda em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Downloads

Como Citar

Jungo, K. (2016). Desafios para o reconhecimento dos refugiados ambientais no Sistema de Proteção Internacional. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (79), 51–74. https://doi.org/10.48213/travessia.i79.57

Edição

Seção

Artigos