Perfil dos haitianos acolhidos pela Missão Paz

algumas evidências dos dados primários - janeiro a julho de 2015

Autores

  • Patrícia Nabuco Martuscelli Universidade de São Paulo
  • Dirce Trevisi Prado Novaes PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i77.74

Palavras-chave:

haitianos, migração, acolhimento emergencial, Missão Paz

Resumo

Esse artigo apresenta um estudo exploratório a partir da análise de dados de 620 haitianos que foram atendidos no acolhimento emergencial da Missão Paz entre janeiro e julho de 2015. Os registros analisados foram cópias dos documentos de identificação dos imigrantes e respostas desses às perguntas feitas pelas assistentes sociais no momento de seu cadastro na Missão Paz. O objetivo principal desse trabalho é contribuir para o estudo da imigração haitiana para o Brasil, por meio da abordagem de dados primários fornecidos pela Missão Paz. Como objetivos secundários, destacam-se contribuir para a criação e construção de políticas públicas que atendam as diferentes necessidades dessa população e informar melhor a academia, a sociedade civil e os tomadores de decisão sobre a situação dos haitianos em São Paulo. Suas principais conclusões são que o fluxo migratório haitiano estudado era predominantemente masculino; a solicitação de refúgio permanecia como principal alternativa de regularização migratória; a população haitiana que chegava ao Brasil estava em plena idade produtiva, porém, esta nem sempre era inserida no mercado de trabalho brasileiro de acordo com sua qualificação. 

Biografia do Autor

Patrícia Nabuco Martuscelli, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Bolsista CAPES. Voluntária do Centro de Estudos Migratórios (CEM/Missão Paz). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Deslocados Ambientais (NEPDA/UEPB).

Dirce Trevisi Prado Novaes, PUC-SP

Mestre em Direito do Trabalho pela PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica. Membro do Grupo de Estudos CEM/LABUR – Centro de Estudos Migratórios/Laboratório de Geografia Urbana/USP.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Como Citar

Martuscelli, P. N., & Novaes, D. T. P. (2015). Perfil dos haitianos acolhidos pela Missão Paz: algumas evidências dos dados primários - janeiro a julho de 2015. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (77), 97–114. https://doi.org/10.48213/travessia.i77.74

Edição

Seção

Artigos