Vivendo em liberdade? Homossexualidade, diferenças e desigualdades entre brasileiros na Espanha

Autores

  • Isadora Lins França Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i77.76

Palavras-chave:

homossexualidade, migração, gênero

Resumo

O artigo, elaborado a partir de pesquisa realizada em Barcelona entre 2012 e 2013, aborda as diferenças e desigualdades que cercam o cotidiano de imigrantes gays brasileiros na cidade, tendo como cenário o contexto do mercado voltado para gays e lésbicas. Tais experiências são contrastadas com um discurso muito presente do mercado de turismo, que atribui à cidade de Barcelona sentidos relacionados à liberdade e fruição. Sustento que os próprios deslocamentos realizados pelos imigrantes em meio a esse cenário afirmam, desafiam e deslocam normas e regulações. Ao mesmo tempo, reposicionam diferenças e desigualdades sociais que marcam o contexto brasileiro e se apresentam de forma renovada em espaços transnacionais. Ao atravessar fronteiras nacionais, os imigrantes são também produzidos como sexualizados e racializados, o que surge como fonte de constrangimento social, mas também configura campos de ação a partir do manejo da diferença.

Biografia do Autor

Isadora Lins França, Unicamp

Professora do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP) e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Como Citar

França, I. L. (2015). Vivendo em liberdade? Homossexualidade, diferenças e desigualdades entre brasileiros na Espanha. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (77), 13–28. https://doi.org/10.48213/travessia.i77.76

Edição

Seção

Artigos