Praticai a hospitalidade

saúde e economia na recepção de imigrantes na Corte do Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX

Autores

  • Victor da Costa Santos

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i90.966

Palavras-chave:

imigração, hospedaria de imigrantes, higiene pública

Resumo

A pandemia decorrente do novo coronavírus suscitou diferentes questões que passaram a ser objeto de discussões realizadas não só por especialistas, mas também por pessoas de diferentes âmbitos da sociedade. Dentre tais questões, o debate envolvendo saúde e economia se fez presente como um dos cernes das discussões sobre as medidas e os respectivos parâmetros a serem adotados para a contenção do avanço da COVID-19. Em tempos em que essas duas áreas ganharam não só novos olhares, mas também diferentes olhares daqueles que já se encontram inseridos nesses meios, uma revisitação histórica é uma oportunidade de refletir sobre debates que atravessam diferentes épocas e que estão longe de se findarem. Para tal, optamos por abordar um contexto em que os âmbitos da saúde e da economia também realizaram uma significativa contraposição, influindo diretamente nas vidas da população migrante. O contexto escolhido foi a Corte do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX e, como objeto, três hospedarias de imigrantes, objetivando-se com isso discutir como a criação desses locais de recepção dos imigrantes fez parte não só de uma complexa rede do processo imigratório, como também de transformações nas estruturas da economia e da higiene pública brasileiras.

Biografia do Autor

Victor da Costa Santos

Mestre em História das Ciências e da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (COC/Fiocruz).

Downloads

Como Citar

Santos, V. da C. (2021). Praticai a hospitalidade: saúde e economia na recepção de imigrantes na Corte do Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (90), 11–32. https://doi.org/10.48213/travessia.i90.966

Edição

Seção

Artigos