A pandemia dos outros

acolhimento psicossocial intercultural como desintoxicação narrativa e ressignificação existencial

  • Sylvia D. Dantas
  • Marcia Zaia
  • Marcella Monteiro de Souza e Silva
  • Lívia Ferreira
  • Julia Bartsch
Palavras-chave: acolhimento psicossocial, interculturalidade crítica, imigração, pandemia

Resumo

Este artigo se baseia no trabalho desenvolvido no Projeto “Acolhimento Psicossocial Intercultural” oferecido a imigrantes, descendentes de imigrantes, refugiados, retornadose indígenas, sobretudo durante o período de pandemia, no Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo. O projeto dá continuidade renovada a projetos desenvolvidos anteriormente na Universidade de São Paulo e em outro campus da UNIFESP. É apresentada a perspectiva intercultural crítica decolonial e psicodinâmica em que o projeto se pauta. Através de algumas das dimensões envolvidas na mobilidade, e ilustrado por considerações acerca de casos acolhidos, permitimos a desconstrução de narrativas hegemônicas internalizadas.

Biografia do Autor

Sylvia D. Dantas

Docente Departamento Medicina Preventiva EPM UNIFESP, Ph.D. em Psicologia social Boston University, Psicanalista e Psicoterapeuta intercultural, Coordenadora do Projeto Acolhimento Psicossocial Intercultural e da Especialização em Saúde Mental Imigração e Interculturalidade, UNIFESP. Vice-coordenadora Grupo Diálogos Interculturais IEA-USP.

Marcia Zaia

Psicóloga Clínica, Mestre em Ciências da Religião - PUC/SP, membro do Projeto Acolhimento Psicossocial Intercultural UNIFESP.

Marcella Monteiro de Souza e Silva

Bióloga, Psicóloga e Psicanalista membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), Especialista em Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade, membro do Projeto de Acolhimento Psicossocial Intercultural UNIFESP.

Lívia Ferreira

Psicóloga e Auditora Fiscal do Trabalho. Especialista em Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UNIFESP. Membro do Projeto de Acolhimento Psicossocial Intercultural UNIFESP.

Julia Bartsch

Mestranda pelo IPUSP em Psicologia Clínica/Estudos em Psicanálise, Psicóloga, Psicanalista, membro dos Projeto Acolhimento Psicossocial Intercultural UNIFESP e Grupo Veredas USP, ex-presidente do Conselho Administrativo de Médicos Sem Fronteiras Brasil.

Como Citar
Dantas, S. D., Zaia, M., Silva, M. M. de S. e, Ferreira, L., & Bartsch, J. (2021). A pandemia dos outros: acolhimento psicossocial intercultural como desintoxicação narrativa e ressignificação existencial. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (91), 1-16. Recuperado de https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/976
Seção
Artigos