Deslocamento forçado de venezuelanos no Brasil

Modus operandi e ações durante a pandemia de Covid-19

Autores

  • Brunela Vieira de Vincenzi UFES
  • Beatriz de Barros Souza PUC-SP - USP - UFES
  • Alessandra Duarte de Oliveira UFES
  • Gabriel Dalleprane UFES

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i91.995

Palavras-chave:

Imigração, Pandemia, Covid-19, Venezuela, Immigration, Pandemic

Resumo

As crises econômicas e políticas que assolam a América Latina mais uma vez forçam um grande número de pessoas a buscar refúgio em outros lugares. Com foco na imigração venezuelana, este artigo analisará a situação da Venezuela bem como a atuação do governo brasileiro na atual pandemia, buscando entender o que motiva tantos venezuelanos em seu retorno cada vez maior ao país de origem, mesmo em meio a uma crise internacional tão grave quanto a da Covid-19. Enfoque especial será dado à discriminação sofrida por essa população sob o atual governo do Brasil.

Biografia do Autor

Brunela Vieira de Vincenzi, UFES

Pós-doutora pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Filosofia e Filosofia do Direito pela Johann Wolfgang Goethe Universität - Frankfurt am Main (Alemanha). Mestra em Direito Processual (USP). Graduada em Direito pela UFES.

Beatriz de Barros Souza, PUC-SP - USP - UFES

Bacharel em Relações Internacionais (PUC-SP, 2011), Mestra em Direitos Humanos (USP, 2017) e Doutoranda em Psicologia (UFES, 2018-atual). 

Alessandra Duarte de Oliveira, UFES

Graduanda em Direito pela UFES.

Gabriel Dalleprane, UFES

Graduando em Direito pela UFES.

Downloads

Publicado

2021-08-23

Como Citar

Vincenzi, B. V. de, Souza, B. de B., Oliveira, A. D. de, & Dalleprane, G. (2021). Deslocamento forçado de venezuelanos no Brasil: Modus operandi e ações durante a pandemia de Covid-19. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, 2(91). https://doi.org/10.48213/travessia.i91.995

Edição

Seção

Artigos