Políticas de acolhimento institucional a haitianos na cidade de São Paulo

2010-2015

Autores

  • Kassoum Diémé Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i80.282

Resumo

Este artigo aborda a imigração haitiana no Brasil, no período 2010-2015, e sua relação com as políticas de acolhimento institucional a imigrantes haitianos no país, mas particularmente na cidade de São Paulo. O Conselho Nacional de Imigração, a Missão Paz de São Paulo e a Coordenação de Políticas para Migrantes da Prefeitura Municipal de São Paulo são as instituições cujo trabalho de acolhimento é analisado. Cada uma delas se envolveu de forma particular neste processo. A distância entre suas políticas para acolher os referidos imigrantes foi reduzida ao longo desse período por meio de diálogos e colaborações. Na cidade de São Paulo, o trabalho da Missão Paz, uma instituição de referência para a população migrante residente, serviu de inspiração para a criação da política pública institucional de acolhimento a imigrantes pela Coordenação de Políticas para Migrantes. Embora tenham permitido um acolhimento mais digno a esses imigrantes, essas instituições se depararam naquele momento com alguns desafios estruturais da sociedade brasileira para fazer avançar suas políticas relativas aos imigrantes.

Biografia do Autor

Kassoum Diémé, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

* Este artigo é fruto da dissertação de mestrado em sociologia, orientada pelo professor Dr. Mário Augusto Medeiros da Silva, defendida e aprovada em 30 de novembro de 2016 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O autor é Mestre em Sociologia pelo IFCH da UNICAMP.

Downloads

Como Citar

Diémé, K. (2017). Políticas de acolhimento institucional a haitianos na cidade de São Paulo: 2010-2015. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (80), 71–92. https://doi.org/10.48213/travessia.i80.282

Edição

Seção

Artigos