Políticas de acolhimento institucional a haitianos na cidade de São Paulo

2010-2015

Autores/as

  • Kassoum Diémé Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i80.282

Resumen

Este artigo aborda a imigração haitiana no Brasil, no período 2010-2015, e sua relação com as políticas de acolhimento institucional a imigrantes haitianos no país, mas particularmente na cidade de São Paulo. O Conselho Nacional de Imigração, a Missão Paz de São Paulo e a Coordenação de Políticas para Migrantes da Prefeitura Municipal de São Paulo são as instituições cujo trabalho de acolhimento é analisado. Cada uma delas se envolveu de forma particular neste processo. A distância entre suas políticas para acolher os referidos imigrantes foi reduzida ao longo desse período por meio de diálogos e colaborações. Na cidade de São Paulo, o trabalho da Missão Paz, uma instituição de referência para a população migrante residente, serviu de inspiração para a criação da política pública institucional de acolhimento a imigrantes pela Coordenação de Políticas para Migrantes. Embora tenham permitido um acolhimento mais digno a esses imigrantes, essas instituições se depararam naquele momento com alguns desafios estruturais da sociedade brasileira para fazer avançar suas políticas relativas aos imigrantes.

Biografía del autor/a

Kassoum Diémé, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

* Este artigo é fruto da dissertação de mestrado em sociologia, orientada pelo professor Dr. Mário Augusto Medeiros da Silva, defendida e aprovada em 30 de novembro de 2016 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O autor é Mestre em Sociologia pelo IFCH da UNICAMP.

Cómo citar

Diémé, K. (2017). Políticas de acolhimento institucional a haitianos na cidade de São Paulo: 2010-2015. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (80), 71–92. https://doi.org/10.48213/travessia.i80.282

Número

Sección

Artigos