Mulheres japonesas e suas famílias

migração e colonização privada no estado de Mato Grosso - 1952

Autores

  • Aldina Cássia Fernandes da Silva UFPR

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i78.361

Palavras-chave:

mulheres japonesas, migração e colonização, Gleba Rio Ferro

Resumo

Este texto tem como proposta compreender a relação entre a formação de sentido cultural e o papel das mulheres japonesas e suas famílias na colônia Gleba Rio Ferro, no estado de Mato Grosso - MT. Essas mulheres são filhas de imigrantes japoneses que vieram para o Brasil antes da Segunda Guerra Mundial e permaneceram nas cidades de Marília - SP e Assaí - PR até 1952, momento em que as famílias adquiriram lotes de terras no projeto de colonização privada conduzido pela Colonizadora Rio Ferro Ltda., no estado de Mato Grosso. Para tanto, a história oral será utilizada como metodologia na interpretação das experiências vivenciadas durante o processo migratório e na nova área de ocupação dessas famílias.

Biografia do Autor

Aldina Cássia Fernandes da Silva, UFPR

Mestre em História pela UFMT, doutoranda em História pela UFPR (CAPES), professora de História da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2016-06-28

Como Citar

Silva, A. C. F. da. (2016). Mulheres japonesas e suas famílias: migração e colonização privada no estado de Mato Grosso - 1952. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (78), 121–136. https://doi.org/10.48213/travessia.i78.361

Edição

Seção

Artigos