Estratégias de mobilidade e permanência na interface dos agenciamentos migrantes

Autores

  • Isis do Mar Marques Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i85.405

Palavras-chave:

agenciamentos, estratégias de mobilidade, estratégias de permanência, imigrantes haitianos

Resumo

O presente artigo propõe discutir as múltiplas estratégias de mobilidade e permanência indissociadas de grupos migrantes sob a ótica dos agenciamentos. A grande problemática das estratégias de mobilidade e permanência entre migrantes é que, tal como Abdelmalek Sayad aponta, não são consideradas e mencionadas na pauta de políticas públicas e sociais que, na maioria das vezes, ratifica e reforça o problema “migrante-problema”, acarretando uma espiral de sucessivas práticas que inferiorizam e articulam o migrante somente na escala da relação trabalho que, na realidade, é um dos agenciamentos formados na construção do trânsito e das estratégias de migrantes. O caso dos migrantes oriundos do Haiti, que vieram ao Brasil é emblemático, pois suas estratégias envolvem um universo próprio e assentado em uma territorialidade peculiar, no qual a articulação política de suas estratégias foi bastante evidenciada, promovendo mudanças importantes no processo de apoio e pautas políticas no Brasil para com imigrantes internacionais.

Biografia do Autor

Isis do Mar Marques Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, no programa de Pós-Graduação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional. Também é pesquisadora vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Downloads

Publicado

2019-04-28

Como Citar

Martins, I. do M. M. (2019). Estratégias de mobilidade e permanência na interface dos agenciamentos migrantes. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (85), 115–130. https://doi.org/10.48213/travessia.i85.405

Edição

Seção

Artigos