Migrações internas e internacionais motivadas por orientação sexual e identidade de gênero

Autores

  • Vítor Lopes Andrade Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i77.73

Palavras-chave:

pessoas não-heterossexuais, sexílio, refúgio

Resumo

Apesar das migrações internas e internacionais motivadas por orientação sexual e identidade de gênero serem antigas e ainda hoje muito recorrentes, a reflexão teórica especificamente sobre esses deslocamentos se iniciou somente nos anos 2000. O objetivo deste texto é evidenciar que identidade de gênero e orientação sexual são categorias analíticas importantes para os estudos de mobilidade humana. Para tanto, inicialmente discorrer-se-á acerca de migrações internas – isto é, dentro de um mesmo território nacional – motivadas por orientação sexual. Na sequência, discutir-se-á as migrações internacionais envolvendo pessoas não-heterossexuais. Por fim, uma atenção especial será dada a um tipo específico de migração internacional: o refúgio baseado em perseguição ou temor de perseguição por orientação sexual e identidade de gênero.

Biografia do Autor

Vítor Lopes Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Vítor Lopes Andrade é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca) e mestrando em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Faz parte, desde 2010, do Núcleo de Estudos Linguísticos e Culturais (NELC), vinculado ao CNPq. É filiado à Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e à Associação Portuguesa de Antropologia (APA).

Downloads

Publicado

2015-12-28

Como Citar

Andrade, V. L. (2015). Migrações internas e internacionais motivadas por orientação sexual e identidade de gênero. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (77), 29–48. https://doi.org/10.48213/travessia.i77.73

Edição

Seção

Artigos