Profissionais transnacionais no setor petrolífero

Autores

  • Genilson Estácio da Costa UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i76.92

Palavras-chave:

migração laboral, transnacionalismo, expatriação

Resumo

Este artigo se propõe a analisar como as modalidades migratórias internacionais fomentadas pelo setor de petróleo e gás se inserem no quadro teórico geral sobre migração internacional. Para tanto, utiliza-se como estudo de caso o estado do Rio de Janeiro, maior produtor de hidrocarbonetos do Brasil, e mais especificamente as cidades do Rio de janeiro e de Macaé. A partir de trabalhos de campo, foi possível verificar que as características do deslocamento realizado pelos profissionais imigrantes no setor em estudo, como a ausência de mudança de residência e seu aspecto temporário, fazem com que surjam dificuldades teóricometodológicas em sua análise e demonstram a necessidade de superação das visões tradicionais sobre mobilidade populacional internacional.

 

Biografia do Autor

Genilson Estácio da Costa, UFRJ

Graduando em geografia pela UFRJ. Pesquisador do Grupo de Estudos Espaço e População (GEPOP) do Departamento de Geografia da UFRJ e bolsista de Iniciação Científica pela FAPERJ.

Downloads

Publicado

2015-06-28

Como Citar

Costa, G. E. da. (2015). Profissionais transnacionais no setor petrolífero. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (76), 47–58. https://doi.org/10.48213/travessia.i76.92

Edição

Seção

Artigos