Caminhando sobre fronteiras: o papel da educação na vida de adultos migrantes
Fernando Frochtengarten São Paulo: Summus Editorial, 2009, 169p.
DOI:
https://doi.org/10.48213/travessia.i64.910Abstract
Este livro tem como tema de fundo o relato da experiência de uma relação vivenciada na educação de jovens adultos em sua condição de migrantes de origem rural na cidade de São Paulo. Originalmente esse trabalho foi apresentado como tese de doutoramento em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Porém seu escopo vai além desse enquadramento acadêmico, pois se trata de uma reflexão que se embasa em uma experiência real, vivida cotidianamente em sala de aula e nos espaços do Colégio Santa Cruz, na zona oeste da cidade, onde o autor exerceu sua função de professor nas aulas noturnas do supletivo frequentadas pelos migrantes estudantes. A partir dessa experiência, o autor inicia uma trajetória em que se articulam o relato do vivido em seus relacionamentos com “a reflexão disciplinada sobre os diversos lugares ocupados pela escola ao longo da história de vida” (p. 21) de um grupo determinado de estudantes migrantes, originários de uma mesma região, entre Minas Gerais e Bahia. […]