João Batista Scalabrini será santo

Autores/as

  • Alfredo José Gonçalves SPM

Palabras clave:

João Batista Scalabrini, migrantes, Papa Francisco

Resumen

Em meados de maio de 2022, o Papa Francisco anunciou que o bispo de Piacenza, João Batista Scalabrini, beatificado em 9 de novembro de 1997, pelo então Papa João Paulo II, será reconhecido pela Igreja como santo. J. B. Scalabrini nasceu em Fino Mornasco, na data de 8 de julho de 1839; e faleceu em Piacenza, na data de 1º de junho de 1905. Talvez devido à intensa santidade de sua vida e obra, o pontífice dispensou inclusive a necessidade de um novo milagre, acelerando dessa forma as cerimônias de santificação. Neste texto, procuramos responder a uma pergunta que, provavelmente, passou pela cabeça de não poucas pessoas. Por que o processo de canonização de J. B. Scalabrini, denominado “pai e apóstolo dos migrantes”, ganhou um ritmo mais acelerado? Três olhares se fazem necessários.

Biografía del autor/a

Alfredo José Gonçalves, SPM

Vice-presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM, Coord. Adjunto da Missão Paz e assessor de movimentos populares.

Publicado

2022-10-31

Cómo citar

José Gonçalves, A. (2022). João Batista Scalabrini será santo. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (94). Recuperado a partir de https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/1077

Número

Sección

Artigos