Trocas culturais: universidade e pessoas refugiadas
Mots-clés :
refugiados, universidades brasileiras;, integraçãRésumé
Este texto se inspira no desejo de compreender como é a inserção de pessoas refugiadas em universidades brasileiras. Considerando que a vida acadêmica dos estudantes não se limita ao acesso aos conteúdos disciplinares da profissão escolhida, buscamos nos aproximar do que acontece no ambiente universitário. O espaço físico, os professores, os colegas de classe, os funcionários, a cantina, entre outros, apresentam possibilidades de inserção ou não de pessoas refugiadas. O presente relato de experiência apresenta um projeto desenvolvido em uma universidade comunitária conveniada à Cátedra Sérgio Vieira de Mello, localizada na região Sudeste do Brasil. A Instituição oferece anualmente um vestibular específico para pessoas em situação de refúgio. Os candidatos podem escolher a língua em que desejam fazer a prova e são oferecidas três bolsas de estudo integrais. No período de 2012 a 2020, foram aprovados 52 alunos no vestibular, 16 ingressaram na universidade e, em 2020, dois estudantes estavam matriculados. Ainda que tenham ocorrido interesse e acesso de pessoas refugiadas à universidade, a sua permanência tem sido um desafio. Houve seis desistências ao longo desse processo. Observamos que, apesar da garantia da bolsa de estudos, havia dificuldades com o grau de proficiência da Língua Portuguesa, barreiras culturais, de ordem econômica, dificuldade de integração com a comunidade acadêmica, de adaptação à organização da universidade e dificuldades estruturais como depender da internet e computadores da universidade.