Lugares próprios entre modos de ser distintos?

A inserção das crianças que moraram no Japão

Auteurs

  • Laura Satoe Ueno USP

DOI :

https://doi.org/10.48213/travessia.i69.481

Mots-clés :

Crianças, migração de retorno, Japão

Résumé

No presente texto, discutimos como as crianças costumam viver as mudanças entre culturas, em especial aquelas que retornaram do Japão. Apresentamos aspectos do processo de socialização envolvendo contextos culturais diferentes, bem como as implicações da migração na dinâmica das famílias e no desenvolvimento psicológico dos sujeitos, partindo de interlocuções teóricas entre as abordagens intercultural e psicodinâmica. Consideramos que os fatores sociopolíticos são fundamentais na compreensão das perdas, conflitos e desafios envolvidos nos deslocamentos. No âmbito da educação, temos observado que a escola costuma reproduzir descontinuidades em vez de assegurar a ‘possibilidade de ser’ da criança na transição entre culturas diferentes.

Biographie de l'auteur

Laura Satoe Ueno, USP

Psicóloga e Mestre em Psicologia Social pela USP.

Téléchargements

Publiée

2011-12-03

Comment citer

Ueno, L. S. (2011). Lugares próprios entre modos de ser distintos? A inserção das crianças que moraram no Japão. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (69), 7–18. https://doi.org/10.48213/travessia.i69.481

Numéro

Rubrique

Artigos