Migrações em áreas de agronegócio

Auteurs

  • Moacir Palmeira UFRJ
  • Beatriz M. A. de Heredia UFRJ

DOI :

https://doi.org/10.48213/travessia.i65.559

Mots-clés :

fluxos migratórios, migrações, sociedades do agronegócio

Résumé

No Brasil, as áreas de expansão do chamado agronegócio são áreas de forte expansão demográfica. Como mostram as estatísticas, há na base desse processo fluxos migratórios de outras regiões do país. A pertinência dessas informações estatísticas pode ser constatada num contato mesmo que superficial com essas áreas, quando observamos que o "mapa" de posições sociais elaborado pelos que aí vivem remete ao local de nascimento efetivo ou suposto das pessoas ou grupos a que estão se referindo: "gaúchos" e "maranhenses", na área de soja, em Mato Grosso; "paulistas", "paranaenses" e "baianos", na área de expansão do café, no Triângulo Mineiro.

Tal constatação tem levado os estudiosos a estabelecer conexões causais lineares: abrindo perspectivas de lucro ou de emprego, o agronegócio estaria atraindo excedentes populacionais de outras regiões, repetindo o que já se passara, em outros momentos históricos, noutras partes do país. Pesquisas de campo, integradas em um projeto comparativo que vimos realizando naqueles dois estados, apontam para uma realidade mais complexa. Os fluxos migratórios não são necessariamente complementares. Entender essa movimentação constante e esse cruzamento de fluxos passa, a nosso ver, por entender as estratégias de reprodução social operadas pelas famílias envolvidas nesses diferentes movimentos, evitando as classificações convencionais que separam migrações sazonais e migrações definitivas; migrações de curta distância e migrações de longa distância; etc., bem como as interpretações que, procurando estabelecer grandes elos explicativos, acabam simplesmente repetindo e consagrando, através da ideologia do "pioneirismo" ou similares, as formulações dos que controlam o chamado agronegócio.

Bibliographies de l'auteur

Moacir Palmeira, UFRJ

Prof. PPGAS/Museu Nacional/UFRJ e Pesquisador CNPq.

Beatriz M. A. de Heredia, UFRJ

Profa. PPGAS/IFCS/UFRJ e Pesquisadora do CNPq.

Téléchargements

Publiée

2020-12-10

Comment citer

Palmeira, M., & Heredia, B. M. A. de. (2020). Migrações em áreas de agronegócio. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (65), 71–88. https://doi.org/10.48213/travessia.i65.559

Numéro

Rubrique

Artigos