Uma família boliviana vagando por São Paulo

Autori

  • Sidnei Marco Dornelas CEM
  • Mário Geremia CEM

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i60.243

Abstract

O depoimento de Federico e Verdiana (nomes fictícios) nos foi concedido no final do ano de 2007. Pudemos conhecê-los no tempo em que se abrigaram na Casa do Migrante, entre 2005 e 2006. O relacionamento com compatriotas bolivianos e brasileiros fez com que em suas falas se mesclasse o idioma espanhol em termos brasileiros cotidianos. Aqui eles retraçam o seu trajeto de sofrimento e de esperança, passando pelos mundos segregados da capital paulista, à margem até mesmo das redes de familiares e conterrâneos pelas quais os imigrantes latinos-americanos se mantêm. Vieram de mãos vazias em busca de uma vida melhor para seus filhos. Semanas após esse depoimento, Veridiana regressou para a Bolívia levando is filhos, com sua memória dolorida, sua pequena vitória e uma enorme esperança de recuperar o que deixou para trás.

Biografie autore

Sidnei Marco Dornelas, CEM

Missionário escalabriniano, missão escalabriniana Nossa Sra. da Paz,  diretor do CEM.

Mário Geremia, CEM

Missionário escalabriniano, missão escalabriniana Nossa Sra. da Paz, Pároco das coletividades hispanoamericanas na cidade de São Paulo.

Pubblicato

2008-04-10

Come citare

Dornelas, S. M., & Geremia, M. (2008). Uma família boliviana vagando por São Paulo. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, 21(60), 10–18. https://doi.org/10.48213/travessia.i60.243

Fascicolo

Sezione

Depoimento