O Livro da Hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas
São Paulo, Editora SENAC, 2011, 1.437p.
DOI:
https://doi.org/10.48213/travessia.i70.262Abstract
Numa época de grande mobilidade humana e de multiplicação dos contatos interculturais, o tema da recepção e acolhida do diferente vem ganhando mais espaço, problematizando as formas estabilizadas de convivência, na interação entre os povos e no interior de uma mesma sociedade. Prova disso é o lançamento dessa obra enciclopédica pela Editora SENAC, cuja ambição é a de cobrir da maneira mais ampla possível um tema antigo, mas que cresce cada vez mais em importância: a hospitalidade. Nas palavras de seu próprio organizador, Alain Montandon, o que se procurava era produzir “um dicionário raciocinado da hospitalidade” (p.35), numa sequência de verbetes em ordem alfabética. Porém, viu-se a dificuldade em se realizar esse projeto com um tema como o da hospitalidade, que toca uma multiplicidade de campos do conhecimento humano, assim como de diferentes experiências existenciais. Pois, apesar dessa ambição totalizante, essa obra não deixa de possuir o seu viés metodológico, epistemológico e temático, que restringe de alguma maneira sua abordagem, excluindo temáticas tão importantes hoje como o turismo e a sua gestão. Essa observação é feita com bastante pertinência no prefácio à edição brasileira, por Luis Octavio de Lima Camargo, o qual, ao mesmo tempo que realça o valor dessa publicação, descreve, com várias indicações de diferentes autores, algumas linhas de estudo da chamada “hospitalidade comercial”, sobretudo na “gestão do receptivo turístico” e na “recepção hoteleira” (p. 18-27). Enfim, esses campos de estudo da hospitalidade na prática da gestão comercial são os que melhor explicam que seja uma editora como a do Serviço Nacional do Comércio (SENAC) a que se tenha interessado pela publicação desta obra.