A especificidade de Quebec no quadro das Políticas Migratórias Canadenses

Autori

  • Marcus Vinicius Fraga PUC/SP
  • Lucia Maria Machado Bógus PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i69.486

Parole chiave:

Política de imigração, Quebec, migração internacional

Abstract

O artigo oferece uma discussão introdutória sobre a política de imigração da província de Quebec, no Canadá, a partir da leitura de trabalhos de cientistas sociais canadenses e brasileiros e da legislação daquele país relativa ao assunto. Apresenta-se também como essa política de imigração vem incentivando estudantes de uma escola de língua francesa quebequense, em São Paulo, a buscarem o visto de residentes permanentes. Enfoca-se aind alguns elementos do perfil socioeconômico desses estudantes. Como pontos de partida e de chegada, as migrações internacionais são tratadas como uma das questões mais importantes da atualidade.

Biografie autore

Marcus Vinicius Fraga, PUC/SP

Jornalista graduado pela Universidade Estadual de Londrina; especialista em política e relações internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; mestrando em Ciências Sociais pela PUC/SP.

Lucia Maria Machado Bógus, PUC/SP

Professora titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC/SP. Coordenadora do Observatório das Metrópoles de São Paulo.

Pubblicato

2011-12-03

Come citare

Fraga, M. V., & Bógus, L. M. M. (2011). A especificidade de Quebec no quadro das Políticas Migratórias Canadenses. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (69), 71–86. https://doi.org/10.48213/travessia.i69.486

Fascicolo

Sezione

Artigos