Um desafio à escola brasileira: relações sociais inclusivas entre alunos bolivianos e brasileiros

Autores

  • Fabio Martinez Serrano Pucci
  • Maura Pardini Bicudo Véras

Palavras-chave:

Bolivianos, Imigração, Educação, Alteridade, Sociabilidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as relações sociais entre bolivianos e brasileiros em escolas da cidade de São Paulo, entendendo que a escola é um espaço privilegiado para aproximar imigrantes à sociedade receptora. No entanto, do ângulo desses imigrados, o trabalho intensivo nas confecções, a moradia precária e a língua nativa podem dificultar sua inserção. Além disso, o preconceito e as diferenças culturais dificultam a sociabilidade com os brasileiros. Por fim, do ponto de vista escolar, tais dificuldades transparecem e não se avança na direção do “multiculturalismo” enquanto meio para superar esta problemática. Os resultados apontam que a inserção dos bolivianos é bastante difícil e complexa, até mesmo para a segunda geração (filhos dos imigrantes). Há manifestações de “novo racismo”, no sentido de certa hierarquização das alteridades. Apesar de as escolas realizarem trabalhos pontuais de intervenção e prevenção, não há “políticas multiculturais” que apontem soluções de longo prazo.

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Martinez Serrano Pucci, F., & Pardini Bicudo Véras, M. (2022). Um desafio à escola brasileira: relações sociais inclusivas entre alunos bolivianos e brasileiros. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (94). Recuperado de https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/1086

Edição

Seção

Artigos