“Refugiados LGBTI”

gênero e sexualidade na articulação com refúgio no contexto internacional de direitos

Autores

  • Isadora Lins França Unicamp
  • Maria Paula Oliveira Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i79.55

Palavras-chave:

gênero, sexualidade, refúgio

Resumo

Neste artigo, reconstituímos a recente emergência da categoria “refugiados LGBTI” no contexto internacional de direitos, permitindo delinear um campo discursivo em que gênero e sexualidade entrecruzam-se com a noção de “refugiados”. Analisamos a articulação entre os principais instrumentos de construção do refúgio no campo dos direitos e sua releitura de acordo com desenvolvimentos recentes no campo dos direitos sexuais. O cenário é composto pela análise de documentos tais como guias e diretrizes publicados no âmbito do universo institucional do refúgio, particularmente da Agência da ONU para Refugiados (UNHCR), tematizando orientação sexual e identidades de gênero. Ao final, exploramos alguns indicativos de como tais documentos se localizam no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Isadora Lins França, Unicamp

Professora do Departamento de Antropologia – IFCH/Unicamp e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp.

Maria Paula Oliveira, Unicamp

Graduanda do curso de Ciências Sociais – IFCH/Unicamp.

Downloads

Publicado

2016-10-28

Como Citar

França, I. L., & Oliveira, M. P. (2016). “Refugiados LGBTI”: gênero e sexualidade na articulação com refúgio no contexto internacional de direitos. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (79), 33–50. https://doi.org/10.48213/travessia.i79.55

Edição

Seção

Artigos