Tráfico de Mulheres

um novo/velho drama amazônico

Autores/as

  • Lúcia Isabel da Conceição Silva Universidade Federal do Pará
  • Marcel Theodoor Hazeu Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i71.154

Palabras clave:

tráfico de pessoas, gênero, Amazônia

Resumen

 Este artigo aborda o tráfico de mulheres da Amazônia para o Suriname, baseado na pesquisa Trinacional sobre Tráfico de Mulheres do Brasil e da República Dominicana para o Suriname, realizada entre 2007 e 2008 sob a coordenação da ONG Sociedade dos Direitos Sexuais Amazônia – SODIREITOS. O estudo ouviu 15 mulheres brasileiras e 8 mulheres dominicanas que vivenciaram a situação de tráfico em clubes no Suriname. Neste texto discutem-se as situações de violações vivenciadas por essas mulheres antes e durante a situação de tráfico. Uma das conclusões do estudo é a percepção da relação entre a situação das mulheres e o contexto das relações de gênero na Amazônia, assim como resultantes das políticas de desenvolvimento implementadas na região.

 

 

Biografía del autor/a

Lúcia Isabel da Conceição Silva, Universidade Federal do Pará

Professora da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora da Sociedade de defesa dos Direitos Sexuais na Amazônia.

Marcel Theodoor Hazeu, Universidade Federal do Pará

Pesquisador e articulador da Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais na Amazônia; Doutorando do NAEA/UFPa, bolsista do CNPq.

Cómo citar

Silva, L. I. da C., & Hazeu, M. T. (2012). Tráfico de Mulheres: um novo/velho drama amazônico. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (71), 47–60. https://doi.org/10.48213/travessia.i71.154

Número

Sección

Artigos