Da Síria para São Bernardo do Campo

O cenário do refúgio

Autores/as

  • Juliana Carneiro da Silva Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i85.298

Palabras clave:

refúgio, sírios, parentesco

Resumen

Neste artigo, delineio o cenário dentro do qual se desenvolve o processo de refúgio sírio em São Bernardo do Campo, sublinhando a sua singularidade frente a outras nacionalidades que se refugiam no país, bem como a especificidade do município enquanto sociedade receptora. A partir dos dados iniciais da pesquisa de campo, discuto também como este processo de refúgio se articula com a esfera do parentesco, uma vez que a bibliografia e os dados iniciais apontam para a importância desse aspecto não só no processo de deslocamento em si, mas também no desenvolvimento da vida no país receptor.

Biografía del autor/a

Juliana Carneiro da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), graduou-se em Ciências Sociais na mesma universidade. Trabalha com a temática das migrações desde 2013.

Publicado

2019-04-28

Cómo citar

Silva, J. C. da. (2019). Da Síria para São Bernardo do Campo: O cenário do refúgio. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (85), 7–24. https://doi.org/10.48213/travessia.i85.298

Número

Sección

Artigos