Da Síria para São Bernardo do Campo

O cenário do refúgio

Autori

  • Juliana Carneiro da Silva Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.48213/travessia.i85.298

Parole chiave:

refúgio, sírios, parentesco

Abstract

Neste artigo, delineio o cenário dentro do qual se desenvolve o processo de refúgio sírio em São Bernardo do Campo, sublinhando a sua singularidade frente a outras nacionalidades que se refugiam no país, bem como a especificidade do município enquanto sociedade receptora. A partir dos dados iniciais da pesquisa de campo, discuto também como este processo de refúgio se articula com a esfera do parentesco, uma vez que a bibliografia e os dados iniciais apontam para a importância desse aspecto não só no processo de deslocamento em si, mas também no desenvolvimento da vida no país receptor.

Biografia autore

Juliana Carneiro da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), graduou-se em Ciências Sociais na mesma universidade. Trabalha com a temática das migrações desde 2013.

Pubblicato

2019-04-28

Come citare

Silva, J. C. da. (2019). Da Síria para São Bernardo do Campo: O cenário do refúgio. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (85), 7–24. https://doi.org/10.48213/travessia.i85.298

Fascicolo

Sezione

Artigos