Participação e representação na 1ª Conferência sobre Migrações e Refúgio no Distrito Federal

Auteurs

  • Elizabeth Ruano UnB
  • Tuíla Botega Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.48213/travessia.i75.102

Mots-clés :

COMIGRAR, representação

Résumé

Neste trabalho se analisa o processo conferencial de Migrações e Refúgio realizado no Distrito Federal. O estudo se apoiou na observação participante e na análise de documentos oficiais à luz dos conceitos de participação e representação. A análise revelou que as migrações internacionais e o refúgio constituem fenômenos com certa invisibilidade no Distrito Federal. Por isso, são relevantes os cenários de sensibilização propiciados pela conferência nessa localidade. Nesse sentido, o reconhecimento dos migrantes, refugiados e organizações da sociedade civil que defendem seus direitos constitui um avanço significativo conquistado nessa conferência.

Bibliographies de l'auteur

Elizabeth Ruano, UnB

Doutora em Ciências Sociais no CEPPAC-UnB. Pesquisadora do Centro Scalabriniano de Estudios Migratórios.

Tuíla Botega, Universidade de Brasília

Mestre em Ciências Sociais no Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas – CEPPAC da Universidade de Brasília. Integra a equipe de pesquisa do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios e o do Observatório das Migrações Internacionais – Obmigra.

Téléchargements

Publiée

2014-12-28

Comment citer

Ruano, E., & Botega, T. (2014). Participação e representação na 1ª Conferência sobre Migrações e Refúgio no Distrito Federal. TRAVESSIA - Revista Do Migrante, (75), 115–126. https://doi.org/10.48213/travessia.i75.102

Numéro

Rubrique

Artigos